Informativo Projetos

O Impacto Multiplicador em Segurança Ferroviária

Você já conhece o Curso Segurança nos Trilhos?

O Curso Segurança nos Trilhos é o resultado da expertise da Lastro atuando na gestão de riscos através da educação preventiva em segurança ferroviária.

Ele foi reformulado a partir do antigo Treinamento de Multiplicadores em Segurança Ferroviária, desenvolvido nos meses de aceleração do Edital Fuse, a parceria da Rumo Logística e da Hards Aceleradora para fomentar propostas inovadoras em segurança ferroviária.

Aplicado no final do ano 2020, o Treinamento buscou, além da intervenção no relacionamento das pessoas que viviam próximas da malha ferroviária brasileira, que ensinava os benefícios da Cultura de Segurança para dirimir os acidentes ferroviários, obter dados reais sobre o impacto de multiplicação que previmos com a elaboração do projeto.

Mas o que é esse impacto de multiplicação que tanto falamos?

O Impacto Multiplicador

A ideia era que cada pessoa que participasse do Treinamento propagaria informações de segurança, aprendidas com nosso material didático, para pessoas do próprio círculo de relacionamentos.

Essas pessoas, por sua vez, continuariam afetando mais pessoas, indefinidamente, gerando um impacto de multiplicação em segurança ferroviária.

Vendo desse modo, o alcance das técnicas de gestão de riscos por meio da educação preventiva poderia ser infinito, assim como seus resultados.

Para tanto, a Lastro desenvolveu algumas estratégias: ao longo do Treinamento, incentivávamos o usuário a pensar na sua própria realidade e em como ele poderia intervir nela para ajudar cada vez mais pessoas a se protegerem contra os acidentes ferroviários.

Na etapa final, fornecíamos um formulário para que o participante pudesse pensar e registrar alguma intervenção concreta de segurança ferroviária na sua região de atuação.

O resultado foi que cada pessoa que concluiu nosso curso, em média, conseguiu impactar outras 120 pessoas!

Isso deixou evidente que é possível aplicar uma estratégia de multiplicação.

E o que as pessoas que fizeram o Treinamento acharam de tudo isso?

Feedback qualitativo do Treinamento

Veja a seguir alguns comentários dos participantes acerca do Treinamento:

Agora só falta você!

O Curso Segurança nos Trilhos capacita o usuário com esquemas didáticos para agir de forma segura nos entornos das ferrovias.

Além de ser totalmente gratuito, ele tem duas opções de percursos voltadas ao público geral e às pessoas que convivem com os trilhos dos trens no seu dia a dia.

  • O Curso Geral oferece instruções básicas e modos de conduta que devem ser adotados quando circulamos próximos da malha ferroviária. É importante para todas as pessoas do Brasil, já que nosso país conta com mais de 29 mil quilômetros de ferrovias, o que faz com que nosso encontro com os trilhos seja mais frequente do que imaginamos.
  • E para aqueles que têm sua rotina afetada diretamente pela ferrovia e desejam dar um passo além em Segurança Ferroviária, o Colocando em Prática é a versão com mais conteúdo, com ferramentas especializadas e know how para que você possa realizar intervenções locais e promover a segurança ferroviária na sua área de atuação.

Não perca tempo: A batalha contra os acidentes ferroviários é de todos nós!

Clique agora mesmo no botão abaixo e comece a fazer a diferença.

Deixe uma resposta