Notícias

Lastro é graduada pelo FUSE – Edital Rumo de Aceleração

Troféu recebido pela Lastro pela graduação no Edital FUSE

Como vocês sabem, a Lastro foi uma das quatro empresas selecionadas pelo Edital FUSE para apresentar propostas inovadoras em segurança ferroviária.

Como destacou a matéria publicada na CargoNews, o Edital FUSE contou com mais de 180 inscrições, incluindo projetos vindos de Israel, Canadá, Portugal e Suíça. Destas, 20 projetos foram selecionados para a fase de imersão e desenvolvimento. Em seguida, metade delas procederam para a etapa de idealização, para enfim sobrarem apenas os quatro projetos que avançaram até a fase final.

As empresas finalistas, fomentadas pela Rumo Logística, a maior operadora de ferrovias do Brasil, passaram por um processo de aceleração pela Hards Aceleradora, cujos resultados foram apresentados agora em 05 de fevereiro de 2021, na graduação das empresas finalistas.

O programa buscou desenvolver alternativas e soluções inovadoras com foco na redução de abalroamentos (colisão envolvendo trens e veículos automotivos) e atropelamentos ferroviários. É um tema extremamente importante que é debatido no mundo todo, com vistas a solucionar o grave problema dos acidentes ferroviários.

A maioria esmagadora das ocorrências de acidentes ferroviários estão relacionadas ao desrespeito das leis de trânsito e sinalizações ou à desatenção de motoristas e pedestres nas travessias, além de práticas irregulares como pegar carona no trem ou pular vagões.

“A ideia do programa de aceleração é avaliar quais soluções efetivas podem ser adotadas para solucionar essas problemáticas”, destacou Roberto Rubio Potzmann, diretor de Tecnologia da Rumo. “Estamos vivenciando uma era de constantes transformações tecnológicas na Indústria 4.0, e a ferrovia não parou no tempo. Hoje, aplicamos uma tecnologia robusta para ter uma operação ferroviária eficiente e segura. Queremos que ela seja cada vez mais”.

A cerimonia de graduação, feita de forma online, contou com a participação dos sócios-diretores da Lastro, Tribuzana, UTrem – Engenharia de projetos e Harpia Harpyja, que explicaram como foi desenvolver suas empresas do zero e o que pôde ser realizado durante a fase de aceleração.

Além disso, os idealizadores do edital falaram sobre os projetos de inovação selecionados pelo Edital, suas realizações e as expectativas das propostas em segurança ferroviária para o ano de 2021.

A gravação do evento na íntegra está disponível no canal do youtube do edital FUSE.

E se você quiser pular direto para a apresentação da Lastro, clique aqui.

Deixe uma resposta